Notícias

Voltar 03/dezembro

Prefeitura de Porto Alegre mostra a luta real de pessoas contra a AIDS

Com o mote “Aids. Uma luta de todos.”, a Prefeitura de Porto Alegre, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, inovou na campanha anual que promove o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, lembrado em 1º de dezembro (terça-feira). Optou-se por mostrar o depoimento real de pessoas que tem o vírus ou que convivem com ele diariamente, ao invés de peças impessoais e com tom mais autoritário, como “use camisinha”, por exemplo.

- Esta é uma campanha feita com pessoas que tiveram a coragem de mostrar seus rostos e enfrentar uma série de preconceitos e medos para provocar um diálogo necessário na sociedade: a Aids é uma luta de todos e escondê-la não a fará menos real – afirma João Pedro Corrêa, diretor de Criação da Centro, agência que atende a Prefeitura.

- Esta é uma campanha emocionante. Os depoimentos são inspiradores e falam sobre superação e coragem, além de mostrar que a doença não limita nem define ninguém – ressalta.

Como a ideia da campanha é impactar a partir dos depoimentos de pessoas como uma advogada de 67 anos que contraiu o vírus de seu parceiro fixo há mais de 20 anos, da estudante que não tem AIDS mas perdeu os pais para a doença e que cuida da irmã mais nova, que também foi infectada, ou da voluntária que não tem o HIV, mas teve a vida transformada quando decidiu se dedicar a cuidar de pessoas com o vírus, optou-se por apostar no poder das redes sociais e do YouTube para que o maior número de pessoas assista aos vídeos e, assim, multiplicar o alcance da mensagem.

Foram criados também VTs para ônibus, spots de rádio, cards para Facebook e Instagram e cartazes para postos de saúde. Haverá um banner gigante na frente do Paço Municipal e 10 infláveis espalhados pela cidade. Formadores de opinião receberão camisetas da Campanha para manifestar o apoio à causa. Em bares, restaurantes e cafés, serão distribuídos baralhos temáticos com informações sobre a doença.

- Para facilitar o acesso da população a informações precisas, confiáveis e didáticas, criamos ainda o site “AIDS POA”, no qual é possível encontrar desde os locais onde fazer o exame até onde conseguir tratamento – explica João Pedro, lembrando que a Capital é a cidade com maior incidência de casos de AIDS no país.

- A Campanha tem um tom realista fundamental para explicar algo que reforçamos há muito tempo: ninguém está imune à Aids. Existem dois grupos de pessoas: os que foram infectados e aqueles que, mesmo sem saber, convivem com a doença, seja porque parentes ou amigos estão doentes. Não há como ficar indiferente – explica o coordenador das Áreas Técnicas de DST/AIDS e Hepatites da Secretaria de Saúde, Gerson Barreto Winkler, ressaltando que o remédio mais eficaz contra o vírus é discuti-lo abertamente e sem reservas.
 

FICHA TÉCNICA:

Cliente:
Prefeitura de Porto Alegre
Campanha: Aids. Uma Luta de Todos.
Aprovação cliente: Fernando Ritter, Aline Kusiak e Gerson Winkler
Diretor de Atendimento: Alexandre Pradier
Diretor de Planejamento: Luiz Tadeu Viapiana
Diretora de Operações: Amanda Peçanha
Atendimento: Amanda Peçanha, Bárbara Moser e Jéssica Costa
Direção de Criação: Francisco Spiandorello e João Pedro Corrêa
Direção de arte: Dieh Ferreira, Telmo Lanes e Gustavo Bouyrie
Redação: Joviano Quatrin e Ana Bandeira
Gerente de Comunicação Digital: Milena Gerhardt
Atendimento Digital: André Hermes
Assistente de Atendimento Digital: Luis Henrique Melchiades
Mídia Digital: Angela Zilli 
Produção: Jussara Rodrigues
Mídia: Vera Perez
Arte final: Victor Barcelos, Cláudia Cramer, Pablo Ferretti
Produtora de Vídeo: Mythago
Produtora de Áudio: Lado B
Fotografia: Letícia Remião
Tratamento de imagem: Complex Studio Image  

Assista aos vídeos: