Notícias

Voltar 15/janeiro

Prefeitura de POA homenageia os 100 anos de morte de Simões Lopes Neto

 A Prefeitura de Porto Alegre instituiu 2016 como Ano Oficial do Centenário da Morte de João Simões Lopes Neto. Para marcar as comemorações, a Agência Centro foi responsável por criar a identidade visual do projeto, que é coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura.

A intenção da Secretaria da Cultura era utilizar a coincidência da data do centenário de morte de Simões para fomentar a discussão sobre a história da literatura do Rio Grande do Sul, valorizando o legado do autor. Por este motivo, o logo trabalha em uma única imagem com a figura do gaúcho, do campo e do luar, elementos muito presentes em seus textos, como explica o Diretor de Criação da Centro, João Pedro Corrêa.

- Simões Lopes Neto ajudou a construir o mito cultural do gaúcho na literatura, por isso, fomos visitar este universo para criar uma identidade que passasse uma mensagem clara e facilmente reconhecida e que ao mesmo tempo estimulasse memórias afetivas no público e gerasse interesse pela obra do escritor – pondera.

Simões, criador do personagem Blau Nunes, o vaqueano narrador de seus contos, nasceu em Pelotas em 9 de março de 1865 e morreu no dia 14 de junho de 1916. Seus trabalhos estão reunidos em quatro livros: Cancioneiro Guasca (1910), Contos Gauchescos (1912), Lendas do Sul (1913) e Casos do Romualdo (1914). Começou a publicar seus textos na imprensa local e hoje parte de seu acervo está no Instituto que leva seu nome, instalado em uma das casas em que ele morou, em Pelotas. Entre seus contos de destaque estão "Trezentas onças", "O boi velho", "O chasque do imperador" e "Contrabandista". Quanto às lendas, são consideradas obras-primas: "A boitatá", "A Salamanca do Jarau" e "O Negrinho do Pastoreio".

FICHA TÉCNICA:

Cliente: Prefeitura de Porto Alegre
Campanha: Centenário João Simões Lopes Neto
Aprovação cliente: Aline Kusiak
Diretor de Atendimento: Alexandre Pradier
Diretor de Planejamento: Luiz Tadeu Viapiana
Diretora de Operações: Amanda Peçanha
Atendimento: Amanda Peçanha, Bárbara Moser e Jéssica Costa
Direção de Criação: Francisco Spiandorello e João Pedro Corrêa
Designer: Marcelo Noal
Redação: Joviano Quatrin
Produção: Jussara Rodrigues
Mídia: Vera Perez
Arte final: Victor Barcelos, Cláudia Cramer, Pablo Ferretti