Notícias

Voltar 17/julho

Associação de Amigos da CCMQ lança campanha para comunicar restauração da Casa

A Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana lança nesta quarta-feira (03) uma campanha para divulgar o restauro das fachadas de um dos espaços culturais mais tradicionais de Porto Alegre. A obra está sob a responsabilidade da Associação, autora do projeto aprovado pelo Ministério da Cultura, que liberou os recursos através da Lei Rouanet.

Conforme explica Marcelo Firpo, diretor de criação da Centro, agência que criou toda a estratégia de divulgação, a campanha pretende informar o público sobre as obras e convidá-lo a continuar frequentando a CCMQ, mesmo durante os trabalhos acompanhando-os de perto.

- O diferencial deste trabalho é que os recursos para a restauração já foram anunciados. Portanto não foi uma campanha para pedir doações, mas uma maneira de comunicar as obras e fazer com que a comunidade se envolva com o projeto - ressalta.

As peças que serão veiculadas em TV, rádio e Web, mostram personagens no interior da Casa pedindo doações para a restauração. No meio do filme, eles são avisados de que os recursos já foram obtidos. Assim, eles utilizam o restante do tempo para “exibir” seus talentos ou seus planos pessoais. A Centro criou ainda peças para rádio, além de anúncios para jornal, busdoor e outdoor.

Identidade visual

Ao mesmo tempo em que a campanha era elaborada, foi desenvolvida uma nova identidade visual para a Associação dos Amigos, entidade sem fins lucrativos que apoia as atividades da Casa repassando as verbas do Banrisul, que também é o patrocinador exclusivo do restauro. A inspiração para o novo logo veio a partir de azulejos históricos que decoram o interior da CCMQ. A nova marca foi desdobrada para materiais de expediente, brindes e outros produtos.

A primeira fase das obras de restauração irá durar 18 meses. Para isso, a Associação dos Amigos da CCMQ conseguiu, junto ao MinC, uma verba total de R$ 8 milhões disponibilizados pelo Banrisul. Deste total, R$ 4 milhões serão usados neste primeiro momento e se destinarão ao restauro da fachada. Os outros R$ 4 milhões serão utilizados em um segundo momento para a reforma interna.

Ficha técnica:
Cliente: Associação de Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana
Diretor de Atendimento: Alexandre Pradier
Diretora de Operações: Amanda Peçanha
Atendimento: Lica Lages
Diretor de Criação Marcelo Firpo
Direção de Arte: Beto Lopes e JP Corrêa
Redação: Eduardo Pandolfo
Produção: Jussara Rodrigues
Mídia: Liliam Fagundes