Notícias

Voltar 12/agosto

A inovação, a aceitação do erro e a capacidade de recomeçar

É com os erros que aprendemos. Isto, sem dúvidas, é uma verdade para Eurico Antunes, que atualmente, depois de muitas voltas, é professor da FACCAT no Curso de Ciências da Computação e Líder de Desenvolvimento e Inovação do eCommerce da Panvel. Para ele, o novo modelo de negócio de sucesso, o novo app da moda ou o surgimento de uma nova e revolucionária tecnologia quase sempre é o resultado dos esforços de alguém que errou e tentou muitas vezes até chegar ao modelo ideal.


- A inovação é a capacidade que temos de criar, errar e arriscar de novo, sem medo de ter que recomeçar – afirmou ele na última sexta-feira (12), quando o recebemos na Agência para o nosso ciclo mensal de palestras, onde ele falou justamente sobre Inovação, Tecnologia e eCommerce.

- Atualmente a experiência do usuário, a visão que ele tem é o que realmente conta. Se você quer inovar, você precisa se colocar no lugar do usuário, no lugar de quem realmente vive a experiência. A internet inverteu a relação de força entre o consumidor e a empresa. Então é fundamental entregar ao cliente aquilo que ele necessita – explica.

Um dos pontos mais destacados pelo professor para a construção de um ambiente inovador é a importância de um modelo de educação voltado para isso. “Para inovar, é preciso sair da zona de conforto e desconectar dos modelos que aprendemos para que possamos ir em direção ao novo. Nesse sentido, hoje o cenário para inovar é muito restrito pois nosso modelo de educação é conservador e tem medo de buscar caminhos alternativos”, avalia.

- A persistência na inovação é a principal característica de quem inova, pois ela surge da experiência, da adoção de um processo continuado e de uma sistemática. Não dá para achar que a inovação é um golpe de sorte. Ela é, antes de mais nada, trabalho duro e planejado – pondera o professor.

Ao final do encontro, Eurico apresentou um painel com 10 Empresas que inspiram através do seu alto poder de inovação. Vale a pena conferir este ranking:

01 _ Github

O Github é uma plataforma que permite hospedar arquivos usados em novos projetos e onde diversas pessoas podem contribuir simultaneamente editando e criando novos arquivos. Ela impede que as alterações sejam sobrescritas. Além disso, quase todos os projetos/frameworks/bibliotecas sobre desenvolvimento open source estão no Github. Mais informações aqui (http://tableless.com.br/tudo-que-voce-queria-saber-sobre-git-e-github-mas-tinha-vergonha-de-perguntar/).

02 _ Airbnb

O Airbnb é um site que permite o aluguel de diversos tipos de estadias em mais de 190 países. Ele revolucionou o conceito de hospedagem para viajantes do mundo inteiro.

03 _ Uber 

O Uber é uma empresa de transporte privado urbano que oferece um serviço semelhante ao táxi tradicional, conhecido popularmente como serviços de "carona remunerada".

04 _ Indiegogo 

O Indiegogo é um dos primeiros sites a oferecer financiamento coletivo. Em 2014, ele lançou Indiegogo Life, um serviço onde se pode arrecadar dinheiro para emergências, despesas médicas, comemorações, ou outros eventos.

05 _ Google

O Google é uma multinacional de serviços online e softwares. Ele hospeda e desenvolve uma série de serviços e produtos baseados na internet e gera lucro principalmente através da publicidade pelo AdWords.

06 _ Kaggle 

O Kaggle é um site de competições em que as empresas colocam os problemas que gostariam de solucionar (juntamente com um prêmio) e analistas de todo o mundo competem para produzir os melhores modelos.

07 _ Quirky 

A Quirky é uma plataforma colaborativa para a criação, produção e comercialização de produtos desenvolvidos por pessoas comuns. Depois que o projeto é inscrito no site, ele é submetido ao voto dos usuários. Além disso, os internautas contribuem para aprimorar o projeto inicial. Os engenheiros da Quirky transformam a ideia em realidade. As ideias mais bem avaliadas são produzidas e entram em pré-venda até que um número determinado de pessoas se comprometa a comprar o produto caso ele seja produzido. O lucro das vendas é dividido entre o produtor, a comunidade que colaborou com ideias e o inventor.

08 _ Tumblr

O Tumblr é um microblog que hospeda conteúdo em formato pequeno. Drops de informações mais adequados à dinâmica do nosso dia-a-dia e aos nossos smartphones.

09 _ Reddit 

O Reddit é uma mídia social no qual os usuários podem sugerir links de conteúdo que eles curtem. Outros usuários podem então votar positivamente ou negativamente nas ligações divulgadas, fazendo com que o link indicado apareça de uma forma mais ou menos destacada, dependendo da avaliação de quem o vê.

10 _ Etsy

O Etsy é um site de comércio eletrônico que tem como foco itens feitos a mão, produtos usados e material para artesanato.


Um dos sites de conteúdo preferidos do Eurico:

O Futuro das Coisas



Uma dica de livro do Eurico:


64 THINGS YOU NEED TO KNOW NOW FOR THEN
Autor: Ben Hammersley
Editora: Hodder & Stoughton
Disponível aqui.